sábado, 4 de agosto de 2012

NR 22 - Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração





Segurança do trabalho no setor de mineração

O setor de mineração é um dos mais que oferece riscos aos trabalhadores. Por isso, a adoção de medidas em segurança do trabalho é tão importante.

O trabalho em campos de mineração é um dos mais arriscados do setor industrial, com altos índices de acidentes graves ou fatais. Com a tarefa de extrair os recursos minerais a muitos metros abaixo da superfície do solo, os mineiros colocam suas vidas em risco por falta de preparo e de melhores treinamentos, e, principalmente, pela negligência das empresas as quais eles representam. As minas podem variar em extensão e profundidade, no entanto, as mesmas precauções básicas de segurança são usadas em cada mina. Para fiscalizar a indústria de mineração a cerca das medidas e precauções de segurança tomadas por elas, cada país possui uma agência que regulamenta especificamente a questão da segurança do trabalho no setor de mineração. Além de aprovar a legislação, cabe ao governo e seus órgãos competentes inspecionarem regularmente as condições de trabalho nas minas e se certificarem de que os mineiros estão em condições seguras.
As duas principais preocupações dos mineiros são o fornecimento de oxigênio enquanto estão em zonas subterrâneas e os riscos de desabamentos. Muitos mineiros ficam em contato intenso com diversos tipos de substâncias tóxicas enquanto trabalham o que, em longo prazo, pode lhes render inúmeros problemas de saúde e respiratórios. Portanto, a ventilação adequada em toda a mina é algo crucial para que os trabalhadores possam desempenhar suas atividades com algum grau de conforto e segurança. Além disso, a maioria dos mineiros usa proteção para o rosto, que inclui uma máscara de proteçãoóculos especiaisrespiradores e capacetes de proteção. Vale destacar que os sistemas de ventilação de minas são verificados regularmente, e a qualidade do ar é monitorada para verificar os níveis de gases tóxicos dentro das minas. Em caso de vazamentos de gases nocivos, a área precisa ser evacuada o quanto antes.
A instalação de sistemas de iluminação com ampla de visibilidade é outro fator essencial nas minas, pois a falta de iluminação adequada pode resultar em acidentes graves. Além de proteger os seus rostos, os mineiros também fazem proveito de roupas pesadas e botas para proteger seus corpos. Outro procedimento básico nas minas é a cobertura de poços, como regra geral, para que os mineiros não corram o risco de acidentar ao cair em um dos poços abertos. Outras fontes potenciais de risco, tais como fios elétricos, também devem ser bem protegidos, isolados e identificados.
Os mineiros não trabalham sozinhos, especialmente em áreas perigosas, e muitos deles carregam rádios de comunicação. Para sua segurança, os mineiros não são autorizados a trabalhar sob a influência de drogas ou alcoolizados. Os mineiros também podem denunciar violações de segurança, sem medo de represálias. A maioria das minas também tem um plano de evacuação no local, no caso de uma emergência, e todos os mineiros devem receber os planejamentos de segurança nas minas com todos os detalhes possíveis. Cabe lembrar que a violação ou desrespeito às normas de segurança do trabalho pode render às empresas multas e até mesmo o fechamento das minas de extração por tempo indeterminado.



NR 22 - Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração.
 Clique na imagem abaixo: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário